Troca da habilitação Brasileira pela carta de condução Portuguesa. App siga.








Atualização!!!! Dei entrada no dia 18 de novembro e recebi dia 21 de dezembro. Super rápido.


♥️ Esse post é enorme, mas de grande utilidade: ⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀
🔺 Assim que vc receber seu cartão de residência você tem 90 dias, contando a partir da data de emissão, para trocar sua habilitação sem precisar fazer prova, se perder esse prazo, vai ter uma dor de cabeça, né Fafa?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔺 Fui ao posto da minha região e fiz meu número de utente, sem isso você não consegue fazer o exame de saúde para o IMT
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔺 Para fazer o exame, precisa ser um médico autorizado pelo IMT, pois o exame vai automaticamente pelo sistema para eles. Te entregam um atestado. (Na minha região não consegui vaga no posto, então com meu cartão do plano de saúde paguei €15,00, seria €30,00 na Cuf).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔺 Cheguei no consulado às 7hs, para validar a habilitação, sente o drama da fila.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Habilitação válida ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Nif
* Cartão de residência⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Passaporte⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Exame médico ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Número de utente ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Comprovante de residência⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
* Taxa de €16,90 (paguei com multibanco, pois a fila era infinitamente menor. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔺 As 10hs, enquanto estava no consulado, tirei a senha pro IMT pelo app “siga” e fiquei acompanhando. Fui atendida quase às 15hs.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔺 Esse app faz toda diferença!! Fiquei passeando e só fui pro IMT, quando faltavam uns 10 números. Obrigada pela dica @martareis ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔺 No IMT paguei uma taxa €30,00.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔺 Fui avisada que está demorando 6 meses. Me deram uma autorização de condução que serve para dirigir dentro de Portugal, somente. Se eu for dirigir fora, vou precisar ir ao automóvel clube de Portugal.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔷Validade: Acredito que tenha haver com a idade de 60 anos, pois a minha tem de 15 anos, eu tenho 43 anos, e meu marido que tem 53 anos, recebeu de 6 anos. E se eu for ao Brasil é válida lá.

Comentários

Postagens mais visitadas