Receita de Dadinho de Tapioca da Alê em Portugal.


Nessa receita você vai encontrar como eu faço Dadinho de Tapioca em Portugal e aonde achar os ingredientes (o vídeo da receita está no meu instagram).

É muito fácil, rende horrores e faz o maior sucesso, sempre tenho em casa.

Vamos lá:

Ingredientes e acessórios:

















1 Litro de Leite Meio Gordo (Integral) da sua preferência.

200g de queijo para grelhar ou queijo coalho. Gosto do Halloumi (Auchan, Continente, Pingo Doce)

180g de queijo grana padano.

500g de tapioca granulada (não pode ser a hidratada!) Eu adoro essa da Yoki (Auchan e Continente).

Sal a gosto (uso 1/2 colher de chá de sal do himalaia, varia muito do tipo que você usar).

Pimenta preta moida (do reino) a gosto (opcional), uso uma pitada.

1 Tabuleiro retangular (34 x 22cm aprox). Alessandra pode ser outro? Poder pode, mas eu gosto desse tamanho, porque o dadinho fica na altura perfeita.

Plástico filme para o tabuleiro.

2 sacos para freezer (se não for fazer tudo a seguir, pode congelar).

Modo de Preparo:

Coloque o plástico filme no tabuleiro e reserve.

Rale os queijos.

Em um bowl misture a tapioca e os queijos. Reserve.

Leve o leite ao lume com o sal e pimenta do reino até que comece a levantar fervura.

Adicione o leite a mistura da tapioca aos poucos e vá mexendo para que não fique bolinhas, dissolvendo tudo.

Dispense-o no tabuleiro espalhando por todo ele.

Leve à geladeira por cerca de três horas ou freezer por 1 hora, para firmar a massa.

Corte em quadradinhos do tamanho mais ou menos de 1 dado. Não deixe quadrados grandes, porque ficam crus por dentro.

Na airfryer, eu uso azeite spray na grelha e nem pré aqueço, por cerca de 10 minutos a 180º está pronto.

No forno: Coloque para assar em papel vegetal no forno pré aquecido a 180º por cerca de 30 a 40 minutos, virando no meio do tempo.

Obs 1: Nunca fritei, mas podem ser fritos.

Obs 2: Depois de cortados eu coloco em sacos no freezer, duram até 3 meses, se você não comer antes. Assim você só assa o necessário, pois rende muito cortando quadradinhos pequenos 

Obs 3: Dica de receita que recebi da minha amiga Fernanda original adaptada em Portugal do GNT

http://gnt.globo.com/…/dadinhos-de-tapioca-com-molho-agrido… 

#PortugalEtceTal #dicasdeportugal #dadinhodetapiocadaale #dadinhodetapiocaemportugal #queijocoalhosubstituto #queijohalloumi.#halloumi #queijocoalho #dadinhodetapiocacomgeleiadepimenta #dadinhodetaipocapuro #dadinhodetapiocacommel

Comentários

Postagens mais visitadas